Header Ads

10 frases que os pais jamais devem dizer a seus filhos


Se você é pai ou mãe, certamente se preocupa com o desenvolvimento de seu (sua) filho (a). A psicóloga familiar Svetlana Merkulova acredita que até mesmo algumas frases podem ter um forte impacto negativo sobre a mente de uma criança pequena.
Por isso é muito importante que você escolha cuidadosamente as palavras que dirá a ele (a) e, em alguns casos, evite dizer certas coisas.
A lista abaixo traz 10 frases que os pais jamais devem dizer a seus filhos. Elas podem ter consequências muito profundas no presente e também no futuro deles.
Confira:
Frases que os pais jamais devem dizer a seus filhos
Lista traz 10 frases que os pais jamais devem dizer a seus filhos. Elas podem ter consequências muito profundas no presente e também no futuro deles.
1. “Quando eu tinha sua idade eu fazia isso muito bem”: há uma grande chance de que as crianças criadas ouvindo este tipo de frase cresçam tentando provar o quão boas são.
2. “Você é o meu porquinho!” (ou outros animais): você pode estar no caminho para desumanizar seus filhos, transformando-os em um objeto ou um brinquedo, por exemplo. No início da vida, seu filho vai interpretar, literalmente, qualquer coisa que você lhe disser como algo positivo, porque eles confiam completamente em você.
3. “Que fulano foi melhor que você no teste?”: isso pode ser uma experiência muito dolorosa que as crianças poderão levar para a vida adulta. Seu filho poderá acabar odiando a pessoa com quem era comparada. Então não compare seu filho com ninguém, nem mesmo com o irmão.
4. “Se você fizer isso mais uma vez, não vou te amar mais”: este tipo de frase pode fazer uma criança se tornar extremamente ansiosa para acertar tudo e nunca cometer o menor erro.
5. “Eu tenho vergonha de você”: as crianças nesta situação sentem que realmente não têm uma escolha na vida, ou seja, sentem que sempre serão pessoas de quem os próprios pais se envergonham. Isso pode causar uma grande ferida emocional.

PUBLICIDADE
6. “Você é teimoso [por exemplo] igualzinho ao seu pai / mãe”: dita com raiva, esse tipo de frase é fruto de um “desconto” na pessoa errada sobre uma determinada situação desconfortável, e a criança pensará: “Eu não quero ser como meu pai, ele é teimoso, e isso é ruim”. Essas coisas negativas ficam na mente da criança por um longo tempo.
7. “Se não terminar de comer isso, você vai ser fraco quando crescer”: pode levar a todos os tipos de problemas emocionais com relação à comida, que por sua vez pode levar a uma série de problemas como os relacionados ao peso e à autoconsciência.
8. “Se você não se comportar, vamos lhe dar para o seu tio”: esse tipo de frase pode fazer uma criança pensar que só é valorizada pelos se faz o que eles querem. As crianças que têm essa experiência frequentemente crescem sem saber o querem da vida e tentam agradar a todos ao invés de a si mesma.
9. “Eu vou punir você mais tarde!” (ou “Você vai ver mais tarde”): esse tipo de frase sugere imediatamente a uma criança que seus pais têm o direito de fazer o que quiserem com ela e que seus sentimentos e perspectivas são inúteis. Crianças que ouvem isso não só começam a ver os pais como seus chefes, em vez de guardiões amorosos, mas também acabam vivendo em constante medo de punição e fazendo de tudo para agradar aos progenitores.
10. “Eu não quero te ouvir [ou ter ver]”: isso se traduz como: “Você arruinou a minha vida, eu quero que você desapareça. Você não deveria existir”. Assim, essa criança
pode acabar com um profundo sentimento de culpa ou pode pensar que ela é a razão da infelicidade dos pais.
Em suma, você tem que pensar com muito cuidado sobre antes de dizer alguma coisa para o seu filho. Todas essas frases podem ter consequências profundas para a vida de uma pessoa; elas podem acabar carregando o fardo doloroso de algo ouvido.
Fonte: Brightside
Tecnologia do Blogger.