Header Ads

10 características do sistema educacional japonês que fazem com que o país seja invejado


Os japoneses são conhecidos por sua inteligência, boa saúde, educação, bem como outras características que fascinam muitas pessoas no mundo inteiro.
Mas o que é que faz deste país tão admirado no mundo inteiro? Talvez a resposta seja seu sistema educacional.
Se você ficou curioso, pode ler a lista abaixo que traz 10 características do sistema educacional do Japão.
Confira:
1. Antes dos 10 anos de idade os alunos têm seu caráter formado. Só depois eles passam a ser jugados pelo que aprenderam, ou seja, a fazer provas. Antes disso, recebem apenas pequenos testes.
Características do sistema educacional japonês que fazem com que o país seja invejado
Os japoneses são admirados no mundo inteiro. Lista traz 10 características do sistema educacional japonês que fazem com que o país seja invejado. Foto: reuters
2. O ano letivo deles muitas vezes coincide com um dos mais belos fenômenos naturais – a época da flor de cerejeira. O ano letivo é dividido em 3 trimestres: 01 de abril – 20 de julho, setembro 01-26 dezembro e 7 janeiro-março 25. Os estudantes japoneses têm 6 semanas de férias durante o verão e intervalos de duas semanas no inverno e na primavera
Foto: © seejapan
Foto: © seejapan
3. Os estudantes têm que limpar a escola. Durante a limpeza, os alunos são divididos em pequenos grupos. Gastando seu próprio tempo e esforço varrendo, esfregando, e limpando, as crianças respeitam o seu próprio trabalho e também o dos outros.
Foto: © emaze
Foto: © emaze
4. As refeições saudáveis e equilibradas. Todos os estudantes fazem as refeições nas salas de aula e junto do professor.
Foto: © treehugger
5. Muitos alunos participam de oficinas fora da escola.

PUBLICIDADE
6. Além de temas tradicionais, os estudantes também aprendem caligrafia japonesa e poesia.
7. Quase todas as escolas de ensino médio exigem que seus alunos usem uniformes escolares. Objetivo é remover as barreiras sociais entre os alunos e levá-los em um clima de trabalho.
8. A taxa de frequência escolar no Japão é de cerca de 99,99%. Os estudantes não matam aulas nem chegam atrasado à escola.
Foto: © flickr
Foto: © flickr
9. Um único teste decide futuro dos alunos. Ao fim do ensino médio os estudantes podem escolher para qual universidade querem ir, mas precisam ter uma determinada nota para isso – e a concorrência é alta.
10. No Japão os anos de faculdade são muitas vezes considerados os melhores anos da vida de uma pessoa. Às vezes os japoneses chamam esse período de “férias” antes do trabalho.
Foto: wikimedia
Foto: wikimedia
Fonte: Brightside
Tecnologia do Blogger.